Público-alvo: Venda para as pessoas certas!

Todo objetivo de uma empresa é vender. Afinal, sem vendas não há faturamento, e sem faturamento todos os outros processos e departamentos da empresa não conseguem funcionar.

 

Mas você se pergunta, para quem você vende?

 

Para o marketing existe um conceito importante chamado público-alvo. Quando entendemos mais sobre cada um deles, conseguimos estudar os grupos de pessoas que vão até a empresa e criar planos de ação eficientes que contribuam para a melhora da comunicação e do volume de vendas.

 

Público-alvo se refere às características de determinada parcela da população que será o foco da criação das estratégias de marketing e plano de vendas.

 

O seu estudo é bem simples e abrangente. Traz informações como sexo, idade, educação, hábitos de compra, entre outros. A diferença é que, no lugar de tentar vender para todo mundo, criando um argumento de venda genérico, você pode criar ações focando nas informações que você já tem sobre seus clientes e ser muito mais eficiente.

 

Além disso, quando nós dividimos a população por gerações (X, Y ou Millennials, Z ou Alfa), conseguimos analisar características em comum que podem ser úteis para a definição do seu público.

 

Exemplos de público-alvo:

 

Vamos imaginar uma loja virtual de roupas femininas. A definição do seu público-alvo pode ser a seguinte: “Mulheres, de 20 a 50 anos, que tenham renda de até R$ 5 mil e que façam compras pela internet”.

 

Agora, se você tem uma confeitaria no bairro Barra da Tijuca no Rio de Janeiro que vende tanto bolos decorados comuns quanto específicos para dietas restritivas, você pode criar dois perfis de públicos-alvo diferentes, um para cada produto. Por exemplo:

 

“Mulheres, de 20 a 45 anos, de classe média ou alta, casadas, com filhos, que moram próximas à Zona Oeste do Rio de Janeiro.”

 

“Mulheres, de 20 a 45 anos, que tenham dieta restritiva, de classe média ou alta, ensino superior completo, praticam atividades físicas e que tenham fácil acesso à Zona Oeste do Rio de Janeiro.”

 

Dessa forma, você conhece os diferentes perfis dos consumidores da sua empresa e consegue direcionar sua comunicação e ações de vendas e marketing para ambos os públicos.

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