O que são leads e como conquistá-los?

Quem trabalha com vendas sempre está a procura de leads. Qualificados ou não, eles são a porta de entrada para as empresas.

Lead é um contato que deixou com você ou com sua empresa algumas informações iniciais como nome, telefone, e-mail.

O que se tornou comum foi o preenchimento de um formulário online em troca de um e-book, um aplicativo ou a possibilidade de fazer um orçamento online, por exemplo.

 

Mas você deveria encarar o lead de uma outra forma: ele é um diamante bruto que você precisa lapidar e ir levando adiante a cada contato com ele para transformá-lo inicialmente em um lead qualificado, depois em um prospect, a seguir em uma oportunidade de negócio e finalmente, em um cliente.

 

Vamos entender isso melhor:

Antes de ser um lead, o futuro cliente era um SUSPECT, isso é, alguém que a empresa achava (suspeitava) que poderia um dia se interessar por seus produtos e serviços, mas não tinham certeza.

Depois de fornecer seus dados, o suspect se tornou um LEAD (um contato que deixou com você informações como nome, telefone e email).

Se você entrar em contato com o lead e ele mostrar algum interesse em comprar, ele se tornará um PROSPECT, alguém que você deve prospectar.

A partir deste momento, você terá que fazer o seu melhor para criar uma oportunidade de negócios e, enfim, concretizar uma venda com ele, para transformar aquele que um dia foi um mero lead desqualificado em um cliente para sua empresa.

 

Bom, depois de virar cliente, o comprador pode até se tornar um cliente habitual e fiel.

 

As maneiras como você ou sua empresa conseguem um lead são muitas:

 

  • Por meio de pesquisas na internet;
  • Convenções de vendas;
  • Alguém que te entregou um cartão de visita;
  • Contatos em feiras de negócios;
  • Indicação de outros vendedores;
  • Indicações de clientes;
  • Um cadastro preenchido no site de sua empresa;
  • Um networking;
  • E muitas outras.

 

Mas o que muito gente precisa saber é como transformar este lead em um cliente potencial.

Está em suas mãos ou na do seu comercial, a lapidação desse lead e torná-lo em uma possibilidade concreta de fazer uma venda.

 

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