Como conseguir clientes usando boa comunicação: confira 5 dicas importantes

É fato que clientes são essenciais para todo e qualquer negócio, seja empresa de produtos ou serviços, e para que sejam fiéis a uma empresa e mantenham uma parceria, o relacionamento precisa sempre funcionar.


Em todo relacionamento bem-sucedido possui uma boa comunicação entre as partes. É um clichê, mas é a mais pura verdade.

Você só saberá o que seus clientes querem, o que eles acham do seu produto/serviço e o que eles esperam que você melhora, se você se comunicar com eles.


A comunicação com o cliente abre caminho para diversos insights que favoreçam a empresa.


Desta interação, podem surgir ideias para novos produtos, novas estratégias de fidelização, melhorias pontuais que elevam as vendas, novos posicionamentos, e até mesmo uma nova identidade.


Sem a comunicação com o cliente, uma empresa encontra-se no escuro, e não sabe para onde seguir. Quando isso acontece, sua sobrevivência no mercado entra em jogo. E neste jogo, uma empresa tem grandes chances de perder.


Confira essas dicas, que nossos especialista trouxemos, e descubra como melhorar a sua comunicação com seu cliente:


1. Ouça o que o cliente tem a dizer: Na hora da venda ou de obter o feedback, é importante realmente prestar atenção naquilo que o cliente fala. Se no passado o que se esperava de um vendedor era que ele fizesse propaganda de vários produtos em uma mesma compra, hoje em dia, valoriza-se muito mais aqueles que verdadeiramente entendem o que o consumidor procura. Dessa forma, pode-se atendê-lo de maneira eficaz.


Não se esqueça de que o bom atendimento muitas vezes gera ótimo marketing espontâneo. Por isso, a comunicação no atendimento ao cliente é tão importante. Em outras palavras, clientes satisfeitos conversarão com outras pessoas sobre o serviço prestado e assim você conseguirá novos clientes.


2. Utilize a tecnologia ao seu favor: Hoje, não há como melhorar a comunicação com o cliente sem o uso da tecnologia. Com as redes sociais em alta, acabou-se a época em que empresas fazem sucesso apenas no mundo real! Por isso, é importante manter contas atualizadas nas redes sociais e investir na comunicação por esse meio, certo?


As redes sociais, atualmente, são o principal veículo de comunicação entre uma marca e seus consumidores, ou seja, uma grande oportunidade para criar relacionamentos fortes e fixar sua marca no mercado!


Além disso, é preciso entender que seus clientes estão em diferentes canais, e utilizam aqueles com os quais possuem maior familiaridade.

Isso significa que sua empresa deve contar com uma estratégia de comunicação que combina diversos canais. E quando falamos sobre isso, estamos nos referindo a uma estratégia omnichannel.


Para essa estratégia, a tecnologia também é fundamental. Afinal, estes canais devem estar integrados e centralizar as interações que a empresa teve com seus clientes.


Mas lembre-se: a comunicação com o cliente deve ter o mesmo tom de voz e ser baseada nos mesmos valores para que seu público reconheça a sua personalidade independentemente do canal que utilizar.


3. Não se esqueça do cliente quando a venda acabar: É importante saber que o cuidado com o cliente não deve ser feito apenas enquanto ele está comprando. Assim, se você quer saber como conseguir uma boa comunicação com o cliente em sua empresa, faça questão de que os seus funcionários continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.

Mas cuidado: existe uma linha tênue entre cuidar de seu cliente e irritá-lo. Por isso, nesses contatos posteriores, tenha sempre em mente o que realmente deseja falar com a pessoa, seja uma promoção especial ou apenas para saber se ela ainda necessita de algum serviço prestado pela marca.


4. Preste atenção nas palavras: Conservar um tom profissional é importante na hora de melhorar a comunicação com clientes. Não se esqueça, acima de tudo, de que eles são pessoas que consomem seus produtos.

Avalie com sua equipe como será a linguagem utilizada pela marca.


5. Seja mais objetivo: Na comunicação com o cliente, a melhor estratégia é sempre ir direto ao ponto. Mantenha a conversa simples e seja claro ao passar informações, para que assim o cliente decida o que pretende fazer.

A boa comunicação com clientes é um requisito básico para que empresas tenham êxito. Com algumas atitudes básicas, ela pode ser potencializada, o que impactará no lucro da marca!

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