Dicas de como aparecer no Explorar do Instagram

Quando falamos de redes sociais, aparecer no Explorar do Instagram é uma das melhores formas de alcançar novas pessoas organicamente. Por meio desta aba, é possível posicionar seu conteúdo diante de quem mais pode se interessar por ele e isso significa mais visualizações, mais seguidores e novos potenciais clientes.

Esse recurso pode parecer inalcançável inicialmente, mas basta seguir algumas boas práticas como, produzir conteúdos de qualidade, investir em vídeos, publicar em horários certos etc.

Com as atualizações constantes no algoritmo, a tarefa de atingir sua audiência pode parecer bastante complicada. Por isso criamos este artigo para que você possa aprender tudo o que precisa saber sobre como aparecer no Explorar do Instagram.

Vamos lá? 🤓

O que é Explorar do Instagram?

A aba Explorar do Instagram trata-se de uma coleção de conteúdos selecionados com base nos interesses de cada usuário. Tem como finalidade mostrar posts novos e relevantes para quem mais pode se interessar por eles. Por conta disso, ela é uma das melhores formas de conseguir exposição gratuita, de forma totalmente orgânica.

As recomendações incluem fotos, vídeos, Reels e até Stories. Para acessá-la, é só clicar no símbolo de lupa ao lado da aba principal.

Por que o Explorar do Instagram é importante?

Quando falamos de marketing e redes sociais, qualquer forma de alcançar mais exposição é válida. Por ter um algoritmo apurado, a aba Explorar apresenta conteúdos alinhados aos que os usuários estão buscando.

Ou seja, se seus posts estiverem bem sinalizados, sua conta será posicionada diante de uma audiência mais suscetível a se interessar por ela. Isso significa que, se você criar conteúdos atrativos e relevantes, poderá alcançar um novo grupo de pessoas que correspondem ao seu público-alvo.

Principais critérios para aparecer no Explorar do Instagram:

Agora, para que você entenda melhor como aparecer no Explorar do Instagram, listamos as principais variáveis consideradas pelo algoritmo:

Informações sobre o post: níveis de engajamento, hashtags, tags de localização; Informações da conta do criador de conteúdo: teor dos conteúdos publicados, quantos seguidores tem e os níveis de engajamento gerais da conta; Histórico de atividade do usuário: comportamento e interações prévias com tipos de conteúdo similares; Histórico com o criador do conteúdo: o quanto o usuário interagiu com a conta em questão no passado.

Ou seja, os conteúdos mais passíveis de aparecerem na aba Explorar são:

1. Posts recentes e com muito engajamento;
2. Conteúdos similares aos que o usuário costuma interagir;
3. Contas que o usuário já seguia;
4. Conteúdos com os quais as pessoas que o usuário segue interagem.
5. Conteúdos sinalizados com hashtags e tags de localização próximas dos conteúdos que o usuário costuma consumir.

Como fazer para aparecer no Explorar do Instagram?

1. Tenha uma conta comercial: Para aumentar suas chances de aparecer no Explorar do Instagram, o primeiro passo é ter uma conta comercial, o chamado Instagram Business. Se você ainda não tem esse tipo de conta, é só mudar para o perfil comercial nas configurações em poucos passos.
Assim, você terá diversas ferramentas para acompanhar o desempenho dos seus conteúdos e melhorar o alcance das suas publicações, como o Instagram Insights. Com isso, é muito mais provável que sua marca apareça no Explorar.

2. Crie conteúdo de qualidade: Para aparecer no Explorar do Instagram, seu conteúdo precisa ser excelente. Nada de fotos e vídeos de baixa qualidade ou desalinhados dos padrões da rede. Hoje, existem formatos e fórmulas que têm sua efetividade comprovada quando falamos de engajamento.
O Instagram tornou-se uma rede cheia de profissionais produzindo conteúdos de primeira linha para conquistar a atenção do público. Por isso, é importante estar por dentro das novidades para não ficar para trás.

3. Tenha sempre seu público-alvo em mente: Caso tenha um negócio, você já deve conhecer o seu público-alvo. Ao saber o que sua audiência costuma consumir, é possível criar conteúdos que estejam alinhados com seus interesses. Qual linguagem utilizam? Que tipos de música consomem?
Ao utilizar músicas que os atraem nos Reels, por exemplo, é possível capturar a atenção deles em poucos segundos. O segredo é conhecer os elementos que deixarão seu conteúdo irresistível para quem você deseja atrair.

4. Invista em formatos de vídeo: Segundo estudo divulgado pela Hootsuite, os vídeos têm crescido cada vez mais em termos de alcance e visibilidade no Instagram, com um engajamento até 38% superior ao das fotos. Esses dados só reafirmam o que já está claro: com a popularização de redes como o TikTok, os conteúdos em vídeo têm cativado cada vez mais o público.
Por isso, é importante conhecer bem cada um dos formatos. No Instagram, o Reels tem se tornado recordista em compartilhamentos. Os Stories não ficam para trás, possuindo ferramentas específicas que promovem maior interação com seguidores, como a possibilidade de criar caixas de perguntas e enquetes.

5. Estude outros conteúdos que aparecem na aba: Uma boa forma de saber quais tipos de conteúdo têm maiores chances de aparecer na aba Explorar é observando os que aparecem para você. É provável que você já siga usuários que fazem parte da sua indústria. Então, seu algoritmo provavelmente estará alinhado com o tipo de conteúdo mais relevante para seu setor.
Estude os posts atentamente e busque por padrões e tendências. Então, tente criar algo novo e criativo com base no que atraiu mais engajamento das pessoas que você deseja alcançar.

6. Publique nos melhores horários: O melhor horário para postar no Instagram pode variar de acordo com sua audiência. Se seu público-alvo é adolescente, por exemplo, convém postar em horários opostos ao calendário escolar. Ainda assim, existem consensos de que certos horários costumam trazer maiores números de visualizações.

7. Use hashtags e tags de localização: Outra etapa essencial é sinalizar qual o tipo de conteúdo do seu post. Usar hashtags para aparecer no Explorar do Instagram é uma excelente forma de ter o algoritmo a seu favor. O mesmo vale para as tags de localização. Dessa forma, a plataforma saberá exatamente o teor do seu conteúdo e poderá levá-lo onde exista demanda por ele.

Atualmente é possível usar o Mapa do Instagram para divulgar a localização. Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.

Como redefinir o Explorar do Instagram:

Agora, talvez seus interesses tenham mudado e você não se identifica mais com o tipo de conteúdo que o algoritmo tem mostrado. Nesse caso, é possível resetar as configurações e começar do zero. Se quer saber como limpar o Explorar do Instagram, é só seguir este passo a passo:

1. Vá até o seu perfil;
2. Acesse a opção com três linhas no canto superior direito da tela e clique em “Configurações”;
3. Busque pela aba “Segurança”;
4. Clique na opção “Histórico de pesquisa”;
5. Agora, é só clicar na opção “Limpar tudo” e pronto!
Seu algoritmo estará zerado e será recriado com base no seu comportamento a partir deste ponto.

O Instagram tornou-se uma rede bastante competitiva, com influenciadores e empresas criando conteúdos cada vez mais elaborados para capturar a atenção dos seus públicos, a aba Explorar é só mais um dos canais que evidenciam essa competição. Por sorte, seguindo nossas dicas, você também poderá produzir posts que atraiam sua audiência.

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