O que podemos esperar do Marketing Digital em 2023?
2023 iniciou e as tendências do marketing digital para esse ano ainda valem e trazem um futuro de oportunidades para as empresas.
Novas tecnologias não param de surgir, como a análise de dados, inteligência artificial e até uma nova realidade virtual ainda desconhecida, porém que veio com muita força para o mercado digital, que é o metaverso.
Essa expansão do marketing não vai parar.
As redes sociais, estão em constante crescimento, e já entram com novo formato de anúncios para o Facebook, Instagram, LinkedIn e Google, sem esquecer do TikTok e a Twitch (plataforma para gamers).
Com inúmeros espaços para anunciar, o valor para as empresas conseguirem se destacar também vem subindo, já que é comprovado o retorno nesse tipo de investimento digital.
Há 5 anos, o alcance orgânico era bem mais fácil de acontecer, mas com as mudanças no algoritmo, ele (o alcance orgânico – não pago), continuará em queda e será cada vez mais difícil, se manter somente com o orgânico. E nada, nesse avanço tecnológico, fugirá da lei.
Com a aparição mais intensa da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o fim do pixel começou a ter data.
Ter um monitoramento da quantidade e origem das conversões pelas plataformas, estará cada vez mais difícil com a LGPD, pois as plataformas de anúncios passam a não ter todo acesso necessário para extrair os dados de clientes e leads.
Nova mentalidade do consumidor
Devido às incertezas da atualidade de 2022, a intenção de compra do consumidor será menor, frente às novas variantes da Covid, por exemplo. Com isso, vem a necessidade das empresas de se atualizarem para conquistar cada vez mais a confiança e desejo do consumidor.
A mentalidade do consumidor atual mudou para o digital. Preferem comprar pelo WhatsApp a telefone, verificar o produto com menor valor pelo google, sem precisar falar com um vendedor e cada vez mais desejam um atendimento rápido e seguro. Assim como muita coisa, o marketing digital não funciona sozinho.
Os resultados dependem de outros quesitos: produto, preço, qualidade e venda.
O consumidor está cada vez mais segurando o dinheiro e usando-o realmente no que ele entende que importará naquele momento.
Por isso, ter uma empresa especializada em Marketing para criar estratégias eficazes para o seu negócio e sair na frente da concorrência, será um diferencial para as empresas que desejam crescer.